Afinal o que é o fado? Encontrará neste artigo uma breve explicação.
Nas palavras da rainha do fado, Amália Rodrigues, “O fado sente-se, não se compreende, nem se explica”. É uma expressão do povo português e através dele conseguimos experienciar o cantar de profundos sentimentos e vivências.
Expressão musical, de origem portuguesa, que surgiu no início do século XIX. Habitualmente, o Fado é cantado por uma única voz, a da fadista, podendo também ser ouvido em várias vozes e em ambiente de desgarrada.
A nível instrumental, tem tipicamente como acompanhamento a guitarra portuguesa e a viola de acompanhamento. Outros instrumentos como o baixo, piano, contrabaixo, violino ou violoncelo, ou até uma orquestra, podem por vezes participar no acompanhamento.
Pode ser interpretado tanto por vozes femininas como masculina, sendo mais frequente a presença de vozes femininas. No entanto, na Canção de Coimbra, desenvolvida após a chegada do fado a esta cidade, a voz masculina é exclusiva.
De entre as diversas personalidades do fado, Amália Rodrigues e Alfredo Marceneiro são as que mais se destacam. Atualmente, Mariza, Ana Moura, Camané, Ricardo Ribeiro e Gisela João e são as figuras mais mediáticas.
Experienciar um tradicional concerto deste estilo musical é possível, todos os dias, na Casa da Guitarra, pela 18h e 19:30 E 21:15 horas. Acompanhado de um cálice de vinho do Porto, aqui poderá encontrar um sítio intimista, onde a emoção é o ambiente.